Wednesday 14 February 2018

Modelo de avaliação do plano de treinamento


Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, Gabinete de


Pesquisa. Um guia para avaliar o controle do crime de programas em habitação pública.


Washington, DC: Preparado para o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA


Por KRA Corporation; 1997. pp.5.1-5.15.


Um plano de avaliação é um documento escrito que indica os objetivos da avaliação, as perguntas que serão respondidas, as informações que serão coletadas para responder a essas perguntas e quando a coleta de informações começará e terminará. Você pode pensar no plano de avaliação como as instruções para a avaliação. Este plano pode ser usado para guiá-lo através de cada etapa do processo de avaliação porque ele detalha as práticas e procedimentos para realizar com êxito sua avaliação.


Uma vez que o plano de avaliação foi concluído, é uma boa idéia para tê-lo revisado por indivíduos selecionados para seus comentários e sugestões. Potenciais revisores incluem:


Os administradores da Agência de Habitação Pública (PHA) que podem determinar se o plano de avaliação é consistente com os recursos da agência e os objetivos da avaliação.


Pessoal de habitação que pode fornecer feedback sobre se a avaliação irá criar um fardo excessivo para eles e se é adequado para os residentes.


Avaliadores profissionais.


Este capítulo descreve os componentes de um plano de avaliação e fornece um esboço para a preparação de um plano. Embora você nunca precise desenvolver um sem assistência, é útil para você saber o que é um plano e como ele está sendo usado pelo avaliador que você selecionar. As informações contidas neste capítulo ajudarão você:


Trabalhe com um avaliador experiente (um avaliador externo ou alguém dentro de sua PHA) para desenvolver um plano.


Obter uma compreensão básica do que deve ser incluído em um plano de avaliação para ajudá-lo como você rever um.


Um esquema de plano de avaliação de amostra que pode ser usado como um guia aparece nas páginas a seguir. As principais seções do esboço são:


Seção I: Uma descrição do quadro de avaliação que especifica o que você quer avaliar, que perguntas devem ser tratadas na avaliação e o cronograma para a realização da avaliação.


Secção II: Descrição dos objectivos de execução do programa.


Seção III. Uma descrição dos objectivos de resultados do programa e das medidas de desempenho.


Secção IV: Procedimentos de gestão e acompanhamento da avaliação.


A. O que você vai avaliar.


O modelo inicial do programa (pressupostos sobre população alvo, intervenções, resultados a curto prazo, resultados intermediários e resultados finais).


Objectivos de implementação (definidos em termos gerais e depois mensuráveis).


uma. O que você planeja fazer, quando e como.


B. Quem vai fazer isso.


C. População participante e estratégias de recrutamento.


Objetivos de resultados (declarados em termos gerais e depois mensuráveis).


Contexto para a avaliação.


B. Questões a serem abordadas na avaliação.


Os objetivos de implementação estão sendo atingidos? Se não, por que não (ou seja, que barreiras ou problemas foram encontrados)? Que tipos de procedimentos facilitaram a implementação?


Os objetivos de resultado estão sendo atingidos? Se não, por que não (ou seja, que barreiras ou problemas foram encontrados)? Que tipos de procedimentos facilitaram a obtenção de resultados?


Os resultados variam em função das características do programa? Que aspectos do programa contribuíram mais para alcançar os resultados esperados?


Os resultados variam em função das características dos residentes ou da equipe?


C. O prazo para a avaliação.


1. Quando a coleta de dados começar e terminar.


2. Como e por que o tempo foi selecionado.


II. Avaliando os Objetivos de Implementação - Procedimentos e Métodos


Pergunta 1: Os objetivos de implementação estão sendo alcançados e, se não, por que não?


A. Objectivo 1: [Objectivo do Estado em termos mensuráveis. Exemplo: Representante da polícia local participará de todas as sessões de planejamento e treinamento dos residentes. ]


O que incluir:


Tipo de informação necessária para determinar se o objetivo 1 está sendo atingido e para avaliar barreiras e facilitadores (ou seja, indicadores de desempenho). Exemplo: Número de reuniões de planeamento em que participou o representante da polícia local.


Fontes de informação. Incluir nos seus planos procedimentos para manter a confidencialidade das informações obtidas durante a avaliação.


Como fontes de informação foram selecionadas.


Prazo para a coleta de informações (datas em que a coleta de dados está planejada para começar e terminar).


Métodos para coletar as informações (isto é, revisões de registros, entrevistas, questionários de papel e lápis e observações).


Métodos para analisar as informações para determinar se o objetivo foi atingido (isto é, tabulação de freqüências e avaliação de relações entre ou entre variáveis).


B. Objectivo 2: [Repetir as mesmas informações que em 1-6 do objectivo 1 acima.]


C. Objectivo 3. [Repita as mesmas informações em 1-6 do objetivo 1 acima.]


III. Avaliando Objetivos de Resultados --- Procedimentos e Métodos


Pergunta 2: Os Objetivos de Resultado estão sendo alcançados e, se não, por que não?


A. Objectivo 1. [Objetivo de resultado do estado em termos mensuráveis. Exemplo: Reduza os roubos na propriedade de desenvolvimento de habitação em 10 por cento após 2 meses de patrulhas de segurança ativas. ]


O que incluir:


Tipos de informação necessários para determinar se o objetivo 1 está sendo atingido (ou seja, que evidência você usará para demonstrar a mudança?). Exemplo: Número de roubos cometidos por mês antes e após o início das patrulhas de segurança.


Fontes de informação (isto é, pessoal de habitação, residentes, pessoal de PHA e gestores de habitação) e plano de amostragem, se relevante.


Como fontes de informação foram selecionadas.


Prazo para a coleta de informações (datas em que a coleta de dados está planejada para começar e terminar).


Métodos de recolha dessa informação (por exemplo, questionários, observações, inquéritos e entrevistas) e planos para pré-teste de métodos de recolha de informação.


Métodos para analisar as informações para determinar se o objetivo foi atingido (isto é, tabulação de freqüências e avaliação de relações entre ou entre variáveis ​​usando testes estatísticos).


B. Objectivo 2: [Repetir as mesmas informações que em 1-6 do objectivo 1 acima.]


C. Objetivo 3: [Repetir as mesmas informações que em 1-6 do objetivo 1 acima.]


IV. Procedimentos de Gestão e Acompanhamento da Avaliação


O que incluir:


Procedimentos para o treinamento da equipe para coletar informações relacionadas à avaliação.


Procedimentos para a realização de controlos de qualidade do processo de recolha de informações.


Linhas de tempo para coletar, analisar e relatar informações, incluindo procedimentos para fornecer feedback relacionado à avaliação aos gerentes de habitação e pessoal.


Secção 1: O quadro de avaliação


Esta seção do plano de avaliação apresenta o modelo para avaliar suas atividades de programa (ver capítulo 4), os objetivos do programa, as perguntas de avaliação eo cronograma para a avaliação (isto é, quando você começará e terminará a coleta de informações de avaliação). A Seção I também deve incluir uma discussão do contexto para a avaliação, particularmente os aspectos da PHA, pessoal do programa e residentes que podem afetar a avaliação. Se um avaliador externo estiver preparando o plano, o avaliador precisará de sua ajuda para preparar esta seção para garantir que a avaliação é feita de acordo com as necessidades da sua PHA e dos residentes.


Seção 11: Avaliação dos objetivos de implementação


Esta seção deve fornecer descrições detalhadas do que você pretende fazer, como você planeja fazê-lo, e quem é que você deseja alcançar. Essas informações serão usadas para responder a perguntas de avaliação relacionadas a seus objetivos de implementação, tais como: Os objetivos de implementação estão sendo atingidos? Se não, por que não? Que barreiras ou desafios foram encontrados? O que facilitou a consecução desses objetivos?


Para cada objectivo, o plano de avaliação deve descrever o seguinte:


Tipos de informações necessárias.


Fontes de informação.


Critérios para a selecção das fontes de informação.


Métodos de recolha de informações, tais como questionários e procedimentos.


Prazo para a coleta de informações.


Métodos de análise de informação.


Tipos de informações necessárias. Qualquer informação que é coletada sobre suas atividades de programa ou residentes pode ser considerada dados de avaliação. Os tipos de informação necessários serão guiados pelos objetivos do programa que você pretende avaliar. Por exemplo, quando seu objetivo diz respeito ao que você planeja fazer, você precisará coletar informações sobre os tipos de serviços, atividades ou iniciativas que são desenvolvidas e implementadas; Que receberam serviços, e sua duração e intensidade.


Se o objetivo do seu PHA é fornecer patrulhas de segurança aumentadas em dois locais, você precisará coletar as seguintes informações:


Número de voluntários residentes.


Número de horas em que as patrulhas de segurança operam.


Quando o objetivo é saber quem vai participar, você precisará coletar informações sobre as características dos moradores, o número de moradores, como foram selecionados / recrutados, as barreiras encontradas no processo de seleção / recrutamento e os fatores que facilitaram a seleção / recrutamento.


Se o objetivo é envolver 50 residentes em um programa de redução de drogas e drogas de 6 semanas, por exemplo, você vai querer coletar as seguintes informações:


Idade, sexo e raça dos participantes.


Número de participantes anteriormente envolvidos em atividades criminosas ou de drogas.


Número de residentes que estão participando.


Informações sobre como os participantes aprenderam sobre o programa.


Quantidade de tempo que os residentes participam no programa.


Número de residentes que concluíram com êxito o programa.


Fontes de informação. Isso se refere a onde, ou de quem, você obterá informações de avaliação. Novamente, a seleção das fontes será guiada pelo objetivo que você está avaliando. Por exemplo:


As informações sobre serviços podem vir de registros de programas ou de entrevistas com a equipe do programa.


Informações sobre residentes e estratégias de recrutamento podem vir de registros de programas e entrevistas com funcionários e moradores.


Informações sobre barreiras e facilitadores para a implementação do programa ou atividades do programa podem ser obtidas através de entrevistas com pessoal relevante.


Esta seção de seu plano também deve incluir uma discussão sobre como você manterá a confidencialidade das informações obtidas de suas fontes. Além disso, é aconselhável desenvolver formulários de consentimento para os residentes que são convidados a participar na avaliação. O formulário de consentimento deve incluir uma descrição dos objetivos da avaliação e como a informação será usada. Mais informações sobre como manter a confidencialidade e um formulário de consentimento livre e esclarecido são apresentados no capítulo 6.


Critérios para a selecção das fontes de informação. Se sua iniciativa tem um grande número de funcionários e / ou residentes, você pode reduzir o tempo e o custo da avaliação, incluindo apenas uma amostra deles como fontes para informações de avaliação. A amostragem é uma forma estatisticamente confiável de identificar um número de pessoas de todo o grupo de participantes do programa que são representativas do grupo. Um avaliador experiente será capaz de aconselhá-lo sobre se deve ou não selecionar uma amostra para a sua avaliação.


Há uma variedade de métodos para amostrar suas fontes.


Você pode amostra identificando um período de tempo específico para a coleta de informações relacionadas à avaliação e incluindo apenas os residentes que participam durante esse período de tempo.


Você pode amostra selecionando aleatoriamente os residentes (ou funcionários) a serem usados ​​na avaliação. Por exemplo, você pode atribuir números de casos aos residentes e incluir apenas os casos pares na sua avaliação.


Você pode amostragem com base em critérios específicos, tais como tempo de duração com o programa (para o pessoal) ou características dos residentes, como idade, sexo, tamanho da família e duração do tempo no complexo.


Métodos de recolha de informação. Para cada objetivo de implementação que você está avaliando, seu plano de avaliação deve especificar quais informações serão coletadas (como questionários e procedimentos) e quem o coletará. Na medida do possível, a recolha desta informação deve ser integrada nas operações em curso do programa. Por exemplo, nos programas de treinamento, os formulários de registro para os residentes e as avaliações iniciais dos residentes participantes podem ser usados ​​para coletar informações relacionadas à avaliação, bem como informações relevantes para a realização do treinamento. Existem vários métodos para coletar informações, incluindo entrevistas estruturadas e abertas, inventários e questionários de papel e lápis, observações e revisões sistemáticas de registros ou documentos da agência. Os métodos selecionados dependerão do seguinte:


A evidência que você precisa para estabelecer que seus objetivos foram atingidos. As medidas de desempenho compõem esta evidência necessária. São os indicadores de que as atividades do programa alcançaram seus objetivos pretendidos.


As fontes de informação, que podem ser questionários, entrevistas, registros de casos, ou observações.


Seus recursos disponíveis. Você precisará determinar se você tem a equipe e os fundos disponíveis para coletar os dados necessários.


O Capítulo 6 fornece mais informações sobre essas fontes. Os questionários dos formulários que você planeja usar para coletar informações de avaliação geralmente são incluídos como parte de seu plano de avaliação. Você não vai querer começar uma avaliação até que você tenha desenvolvido ou selecionado todos os instrumentos de coleta de dados que você planeja usar. O desenvolvimento ou seleção de questionários para uso para a avaliação pode requerer a assistência de um avaliador experiente.


Prazo para a coleta de informações. Embora você já tenha especificado um cronograma geral para a avaliação, você precisará especificar um para coletar dados relevantes para cada objetivo de implementação. Os tempos de coleta de dados serão guiados novamente pelo objetivo avaliado.


Métodos de análise de informação. Esta seção do seu plano de avaliação descreve as práticas e os procedimentos a serem utilizados na análise das informações de avaliação. Para avaliar a implementação do programa, as análises serão primariamente descritivas e podem envolver a tabulação de frequências (de serviços e características residentes) e classificação de informações narrativas em categorias significativas, como tipos de barreiras encontradas, estratégias para superar barreiras e tipos de fatores facilitadores. Um avaliador experiente pode ajudar sua equipe de avaliação a projetar um plano de análise. Mais informações sobre a análise das informações de implementação do programa são fornecidas no capítulo 7.


Seção III: Avaliação de objetivos de resultados e medidas de desempenho


As práticas e procedimentos para avaliar se os objetivos de resultado de seu programa foram atendidos são semelhantes aos de avaliação de objetivos de implementação. Para avaliar os objetivos de resultados, você provavelmente usará medidas de desempenho qualitativas e quantitativas. As medidas de desempenho permitirão que você responda às seguintes perguntas:


Os moradores e / ou a comunidade demonstraram mudanças no conhecimento, atitudes, comportamentos ou conscientização? Os indicadores de desempenho podem incluir o aumento do conhecimento auto-relatado, uma mudança de atitude, uma redução da atividade criminosa ou comportamento violento e uma maior conscientização sobre o comportamento violento de seus próprios ou de outros.


As mudanças são o resultado das atividades do programa? As mudanças relatadas em conhecimento, atitudes, comportamento ou consciência são um resultado direto de seu programa? As mudanças ocorreram após o envolvimento no programa? Existem outros fatores que podem ter influenciado as mudanças?


Dois projetos de avaliação comumente usados ​​que podem ajudá-lo a responder a essas perguntas são:


A comparação das condições antes e depois de um programa é estabelecida.


A comparação das condições antes e depois de um programa é estabelecida, usando um grupo de comparação.


Uma comparação das condições antes e depois da implementação do programa de prevenção da violência requer que você colete informações pelo menos duas vezes - uma vez antes de o programa ser implementado e, em seguida, novamente ou depois do programa estar em vigor (quando você poderia esperar que o programa tivesse tido Um impacto mensurável) ou após o término do programa. Você pode coletar informações de resultado quantas vezes quiser após a implementação do programa, mas você deve coletá-las nos residentes e / ou na comunidade antes de implementar o programa. Essas informações são chamadas informações de linha de base e são essenciais para demonstrar que uma mudança ocorreu.


Se você estiver implementando um programa de educação ou treinamento, esse tipo de projeto pode ser eficaz para avaliar mudanças imediatas nos conhecimentos e atitudes dos participantes. Nesses tipos de programas, você pode avaliar os conhecimentos e as atitudes dos moradores antes do treinamento e imediatamente após o treinamento, com algum grau de certeza de que quaisquer mudanças observadas resultaram de suas intervenções.


Uma comparação das condições antes e depois do programa de prevenção da violência é implementada usando um grupo de comparação também requer que você colete informações em um mínimo de dois pontos no tempo e que você coletar informações de indivíduos (ou sobre um desenvolvimento habitacional ou bairro) não afetados por Seu programa de prevenção da violência. A finalidade de um grupo de comparação é determinar se as mudanças que você encontrar em seus residentes ou condições de desenvolvimento de habitação são atribuíveis ao seu programa e não por algum outro motivo. Os dados de comparação podem ser obtidos a partir do seguinte:


Moradores de moradias que não participam do programa de prevenção da violência, mas que são semelhantes aos participantes do programa da maioria das outras formas; Por exemplo, adolescentes do sexo masculino que não participam de um programa de basquete de meia-noite.


Estatísticas de crime de um desenvolvimento de moradia próxima que tem características semelhantes às características de seu desenvolvimento habitacional, como tipo de edifício de desenvolvimento (isto é, apartamentos de jardim ou highrise), número de adolescentes e nível de atividade criminal antes que seu programa de prevenção de violência fosse implementado.


Há considerações de custo óbvias ao incluir um grupo de comparação no seu projeto de avaliação. Você deve ser capaz de identificar um grupo de indivíduos ou um desenvolvimento habitacional ou bairro que é semelhante aos seus moradores, desenvolvimento ou bairro. Você deve ser capaz de obter dados de tais indivíduos ou sobre o desenvolvimento ou bairro. Ambas as tarefas exigem algumas pesquisas e atividades adicionais de coleta de dados. Embora haja custos adicionais, as informações de um grupo de comparação fornecerão significativamente mais evidências sobre a eficácia do seu programa se os participantes do programa tiverem pontuações mais positivas nas medidas de desempenho do que no grupo de comparação. Você pode afirmar com mais certeza que seu programa foi eficaz em trazer sobre a mudança observada e que isso não é devido a alguma outra razão.


Testar instrumentos de recolha de informação. Seu plano de avaliação precisará incluir uma discussão de seus planos para testar seus questionários antes de usá-los para avaliação. Este processo é comumente referido como pré-teste. O Capítulo 6 fornece informações sobre os instrumentos de pré-teste.


Analisando a informação sobre os resultados dos participantes. Seu plano para avaliação de resultados deve incluir uma descrição de como você pretende analisar os dados que foram coletados. As análises pretendem responder às perguntas sobre se a mudança ocorreu e se as mudanças ocorridas podem ser atribuídas ao seu programa.


Avaliação do Projeto de Educação


Planejar uma avaliação


Estes são os requisitos de subsídio da Califórnia B-WET para sua avaliação de projeto.


Ferramenta. Avaliação do Plano de Avaliação (Rubrica dos Revisores)


Use esta rubrica para avaliar a seção de avaliação de sua proposta da California B-WET. Esta rubrica baseia-se nas cinco perguntas da avaliação da secção de avaliação da B-WET RFP e é aquela que os revisores utilizarão para marcar a secção de avaliação da sua bolsa. Para usar a rubrica, leia a seção de avaliação de sua proposta, então leia cada pergunta abaixo e as instruções para marcar em uma escala de 3 a 0 e para contar sua pontuação. A pontuação máxima é de 10 pontos.


Exemplos. Seção de Avaliação de Proposta


Estes são fornecidos como exemplos de uma seção de avaliação cuidadosa e apropriada para uma proposta de concessão B-WET.


Avaliação do Projeto


Avaliamos nosso projeto para melhorar seu design e avaliar sua efetividade no alcance de nossos objetivos educacionais. No início da subvenção, realizaremos uma avaliação inicial (provavelmente por meio de uma pesquisa) dos participantes do programa (estudantes do ensino médio e da faculdade) para determinar o conhecimento prévio e atitudes sobre os tópicos que estudarão. No final do workshop de verão e duas vezes durante o ano letivo, todos os participantes repetirão as partes relevantes do levantamento inicial para que possamos acompanhar mudanças no conhecimento, atitudes e possivelmente ações de mordomia imediatamente após suas experiências e ao longo do tempo Design de avaliação de séries temporais). No final do subsídio, vamos relatar o impacto somativo deste projeto sobre os participantes.


As perguntas gerais que tentaremos responder com esta avaliação são:


Os participantes & rsquo; A compreensão do sistema local de bacias hidrográficas melhorou e eles se sentem melhor conectados ao sistema local? Os tópicos apresentados durante o workshop são relevantes para os participantes? Eles inspiram interesses / ações de mordomia?


Qual o impacto do programa nos participantes & rsquo; Aspirações em direção à escolarização avançada, interesse / perseguição de carreiras científicas e ações de mordomia?


Que aspectos deste programa (conteúdos, pedagogia, experiências de campo e / ou mentoring) os participantes relatam como tendo o maior impacto deles?


Avaliação do Projeto


O público-alvo para esta avaliação são os professores que participam numa oficina de verão de uma semana. As principais questões para a avaliação são:


Que aspectos da oficina funcionaram bem? Qual não funcionou? Que mudanças melhorariam a oficina?


Qual é o impacto do workshop sobre os professores que participam? Isso muda seu conhecimento ou como ensinar o conteúdo, e de que maneiras?


Qual o impacto do workshop sobre a prática da sala de aula? Os professores usam o que aprenderam na oficina?


Todos os participantes do professor completariam uma pesquisa pré-workshop. No final de cada dia, os professores forneceriam feedback sobre os eventos e atividades do dia através de um formulário de feedback. No último dia do workshop, os professores completariam uma pesquisa pós-oficina (semelhante à pesquisa pré-oficina).


Os formulários de inquérito e feedback utilizarão uma combinação de questões para recolher dados qualitativos e quantitativos. Os dados do inquérito pré-workshop seriam comparados com as respostas no inquérito pós-workshop para acompanhar as mudanças nos participantes ao longo da semana. As respostas nos formulários de feedback nos ajudarão a melhorar a entrega do programa.


Aproximadamente 6 meses após o workshop, os participantes do professor serão convidados a preencher uma pesquisa on-line ou por telefone para determinar os impactos da oficina sobre o seu ensino e seu uso dos materiais que fornecemos.


Avaliação do Projeto


Nossa principal questão de avaliação é: Qual é o impacto do programa sobre os alunos? Queremos saber se, no final do ano letivo, os alunos sabem / entendem mais sobre as bacias hidrográficas do que no início do ano.


Esta avaliação incidirá sobre os participantes do programa151, alunos do ensino médio. Planejamos coletar dados usando dois métodos: 1) mapas conceituais do aluno sobre o conceito & ldquo; bacia hidrográfica & rdquo; E 2) um levantamento ou entrevista de professores sobre o programa e quaisquer outras atividades relacionadas com as bacias hidrográficas que possam ter usado na sala de aula, bem como informações sobre suas aulas, experiência de ensino e experiência com mapas conceituais.


Um mapa conceitual é uma ferramenta de representação do conhecimento desenvolvida por Joseph Novak e associados na década de 1970 (Novak, 1998, p.27). Mapas de conceitos "encontrou a necessidade de uma ferramenta de avaliação que possa mostrar com facilidade e precisão as mudanças nos alunos & rsquo; Compreensão conceitual & rdquo; (Novak, 1998, página 192). Este método de avaliação foi considerado confiável e válido por Novak e outros pesquisadores (Novak, 1998).


Planejamos usar a técnica de mapeamento conceitual como um pré-teste no inverno, antes que os alunos tenham experimentado o programa. E, em seguida, usar a mesma técnica no final do ano escolar para pós-testar os alunos sobre o mesmo conceito. Vamos ganhar pais & rsquo; Permissão para que os alunos participem nesta avaliação. Para os alunos cujos pais não concedem permissão, temos uma atividade de arte para eles para completar no momento do teste. Cada sessão de teste deve demorar cerca de uma hora. Durante esse tempo planejamos treinar os alunos sobre como criar um mapa conceitual usando um conceito não-bacias hidrográficas, então nós lhes pediremos que construam um mapa conceitual sobre o conceito de "bacia hidrográfica".


Pretendemos usar os critérios de pontuação de Novak (Novak, 1984, p.105-108) para obter uma pontuação numérica para os mapas conceituais de cada aluno. Em seguida, usaremos análises estatísticas para comparar estudantes & rsquo; Pré-teste e pós-teste (testes estatísticos a serem determinados). Nossa hipótese é que o programa terá um impacto positivo sobre os alunos & rsquo; Conhecimento sobre a bacia hidrográfica local.


Novak, J. D. (1998). Aprendizagem, Criação e Uso do Conhecimento: Mapas conceituais como ferramentas de facilitação em escolas e corporações. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Inc.


Novak, J. D. Gowin, D. B. (1984). Aprendendo a Aprender. Cambridge: Cambridge University Press.


Avaliação do Projeto


Dos nossos objetivos do projeto, nossa avaliação focalizará em avaliar nosso sucesso em participantes crescentes & rsquo; Conhecimento sobre a bacia hidrográfica local, envolvendo-os em investigações científicas de qualidade e aumentando suas ações de manejo para a bacia hidrográfica. Usaremos uma estratégia de avaliação de métodos mistos (pesquisas e observações) para nos fornecer dados formativos para que possamos melhorar nosso programa e dados sumativos para mostrar o impacto do nosso programa. Os principais pesquisadores implementarão a avaliação com o Dr. XYZ, atuando como consultor sobre o desenvolvimento de instrumentos de avaliação, análise de dados e divulgação de resultados.


Começaremos no primeiro dia do programa com uma pesquisa pré-programa dos participantes & rsquo; Conhecimento das bacias hidrográficas locais e suas ações em relação à conservação de áreas úmidas. Realizaremos uma pesquisa quase idêntica após o programa durante o último dia do programa. Durante cada sessão de trabalho de campo, dois estagiários treinados usarão um instrumento de observação para avaliar a qualidade dos participantes & rsquo; Investigações de campo. Os observadores compartilharão suas descobertas com o pessoal após cada sessão, para que possamos melhorar a forma como conduzimos o trabalho de campo com os participantes. Finalmente, no final do programa, pediremos aos participantes que completem uma pesquisa sobre suas ações pretendidas com relação à conservação da bacia hidrográfica local.


Os dados pré e pós-levantamento serão compilados e comparados para determinar o impacto do programa nos participantes. Todos os dados de avaliação recolhidos serão resumidos e incluídos no nosso relatório final.


Estes são fornecidos como exemplos de uma secção de avaliação mal planeada ou articulada para uma proposta de subvenção B-WET.


Avaliamos nosso projeto observando os alunos durante o programa e discutindo nossas observações em reuniões regulares da equipe. Os pais também irão completar uma ferramenta de avaliação para fornecer feedback.


Vamos contratar um avaliador externo para desenvolver pesquisas on-line que os professores e alunos irão completar. Os alunos também manterão periódicos e apresentarão projetos finais, que abrangerão tudo o que aprenderam durante o programa. A avaliação será formativa e sumativa, com o avaliador compilando e relatando os resultados.


Ao documentar o número de pessoas que participam do programa a cada mês vamos avaliar o seu sucesso. No final de cada programa pediremos aos participantes que nos digam o que pensaram sobre o programa e sugerirem maneiras de melhorá-lo. Pediremos também que nos digam uma coisa que aprenderam com esse programa. Essa informação nos ajudará a melhorar o programa para que ele atenda melhor aos nossos objetivos e às necessidades dos participantes.


Modelo Lógico: Uma Ferramenta de Planejamento


Anexado é um modelo de modelo lógico para ajudá-lo a planejar seu projeto e sua avaliação. Esta é uma boa ferramenta para ajudá-lo a pensar sobre seu projeto como um todo. A primeira coluna inclui seus objetivos, ou seja, como você acredita que seu público será diferente depois de participarem em seu projeto. As próximas três colunas são onde você lista o que você vai fornecer / fazer para atingir seus objetivos. As duas últimas colunas são seus resultados - como seu público será diferente imediatamente após participar de seu projeto e no futuro não-distante.


O que é um modelo lógico?


Prós


Ajuda você e colegas / parceiros a associar todos os componentes na mesma página


Ajuda os projetistas / programadores a diferenciar objetivos e atividades, entre resultados e resultados


Ajuda os gerentes / stakeholders a ver como todos os componentes se encaixam


Ajuda na tomada de decisões sobre recursos e atividades


Ajuda os gerentes a determinar onde irão os recursos para alcançar impactos


Configura o projeto / programa para que seja mais fácil avaliar


Ajuda os indivíduos a ver como eles contribuem para o projeto / programa


Os financiadores estão começando a solicitá-los.


Contras


Algo mais para fazer


Algo novo para aprender


Leva tempo e pensamento


Tem que pensar no projeto / programa antes de fazer atividades


Poderia torná-lo mais responsável pelo que você faz

No comments:

Post a Comment